O sistema de freio é composto por vários componentes que juntos trazem a segurança do veículo. É fundamental que você conheça algumas dessas peças para manter o bom funcionamento do veículo. Sendo assim, é importante saber diferenciar sapata de freio e lona de freio, e suas funcionalidades.

Você conhece as peças que formam o seu sistema de freio?
Você conhece as peças que formam o seu sistema de freio?

Sapata de Freio

Presente no sistema de freio, a sapata se encontra, normalmente, nas rodas traseiras do veículo.

A sapata de freio possui algumas variações, porém, costuma ter uma lona de freio colada em sua superfície metálica de formato circular, que acompanha o formatado arredondado do tambor de freio.

A função das sapatas de freio é gerar atrito para desacelerar o carro, fazendo com que ele pare. Sua funcionalidade inicia no momento em que o condutor aciona o pedal de freio, fazendo com que o cilindro do sistema ative as duas sapatas que são pressionadas contra o tambor de freio. Isso vai gerar a força que é necessária para desacelerar as rodas.

Leia também

– Para que serve o tambor de freio? Quando devo trocá-lo?

– Sistema de freio a disco. Você sabe como funciona?

– Pastilha de freio: como funciona e quando devo trocar?

Lona de Freio

A lona de freio também faz parte do sistema de frenagem e tem a mesma função da sapata de freio, gerar atrito com os tambores de freio para provocar a desaceleração do veículo.

Porém, as lonas estão presentes em carros mais antigos e nos veículos de linha pesada. Como a lona não está colada na sapata de freio, você pode fazer  substituição da lona, pois elas são rebitadas nos patins de freio. Além disso, em carros mais antigos, era comum estarem presentes em todas as quatro rodas do carro.

A troca da lona deve ser feita por uma pessoa com conhecimento técnico adequado, pois a rebitagem feita de forma incorreta provoca mais ainda o desgaste da lona.

Em geral, as lonas de freio trabalham em pares, com cada roda possuindo seu próprio sistema de freio. Ademais, caso você perceba uma perda de eficiência na hora de frear, é um sinal que as lonas estão gastas. O desgaste pode ser detectado visualmente, fazendo com que saiba se está na hora de trocar ou não.

Ficou alguma dúvida? Clique aqui e entre em contato com os nossos especialistas.

Aqui na Superfreios você encontra a mais completa linha de peças automotivas e industriais.