O sistema de freio a disco é composto por vários componentes que trabalham para realizar a frenagem do carro. Alguns deles são: pedal de acionamento, cilindro mestre, servo freio, fluído, mangueiras flexíveis, cilindros de roda, pastilhas, pinça, disco e tambores.

O que é disco de freio?

O disco de freio é um componente circular e achatado, que permanece preso ao cubo de roda e acompanha o movimento da mesma. Aqui no Brasil, é mais comum encontrar eles nas rodas dianteiras, enquanto o conjunto traseiro segue utilizando o sistema de tambor. Mas, alguns fabricantes já utilizam o freio a disco nas rodas traseiras, oferecendo maior segurança ao veículo e ao motorista.

No Brasil, o sistema de freio a disco é mais presente nas rodas dianteiras.

Qual a função do disco de freio?

Os discos são montados juntos ao cubo da roda e são acionados quando se pisa no pedal de freio. Uma vez que acionado, a pressão hidráulica aciona um sistema que realiza o atrito das pastilhas com a superfície do disco em movimento.

Tal contato gera a força necessária para reduzir a velocidade do carro. Sendo assim, o resultado desse processo é uma grande quantidade de energia que se transforma em calor e é dissipada pelo ar.

Dica Rápida!

A capacidade de absorção de calor e frenagem de um disco é diretamente proporcional ao seu tamanho. Ou seja, quanto maior a superfície, mais eficiente ele será!

Tipos de disco de freio

Existem quatro tipos de disco de freio, que são:

  • Disco de Freio Sólido: Usado por alguns carros populares na dianteira, pois não possuem muita potência. Porém, normalmente, esse tipo de peça é mais barata e por esse motivo, é utilizada na traseira. Pois, esse tipo de disco esquenta mais, dando maior chance de falhar em frenagens inesperadas.
  • Disco de Freio Ventilado: É composto por dois discos sólidos espaçados com formato de hélices. Quando o carro está em movimento, essas hélices internas causam exaustão no disco e resfria ele.
  • Disco de Freio Perfurado: É composto por dois corpos, onde no meio se localiza as hélices que realizam a refrigeração como dita acima. Conseguinte, os furos auxiliam na expulsão de gases provenientes na frenagem.
  • Disco de Freio Ranhurado: Esse disco é, basicamente, ventilado com ranhuras, exercendo a mesma função do disco perfurado. Porém, esse tipo de disco pode causar danos a pastilha de freio e temos uma área menor de contato, fazendo com que seja menos eficiente que o disco ventilado.

 

Ficou alguma dúvida sobre o sistema de freio a disco, ou alguma outra peça? Entre em contato com os nossos especialistas.

Aqui na Superfreios você encontra a mais completa linha de peças automotivas e industriais.