Você sabe para que serve o tambor de freio? Como já falamos anteriormente, o sistema de freios é formado por diversos componentes responsáveis por realizar o trabalho de reduzir a velocidade e parar o carro de forma correta. Manter o bom funcionamento de todas as peças desse sistema é fundamental para a segurança do motorista e passageiros.

Hoje vamos falar sobre o tambor de freio. Leia o texto abaixo e saiba qual a função desse componente e quando você deve trocá-lo.

O tambor de freio é um somponente fundamental do sistema de frenagem do seu automóvel
O tambor de freio é um componente fundamental do sistema de frenagem do seu automóvel

+ A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO PREVENTIVA NO SEU CARRO
+ PORQUE TROCAR O FILTRO DE COMBUSTÍVEL?

Para que serve o tambor de freio?

O tambor de freio tem a função de gerar o atrito entre o tambor e a lona de freio, necessário para ocasionar a desaceleração do veículo. Além disso, ele também serve como tampa para o sistema, evitando a entrada de poeiras ou qualquer sujeira indesejada.

Funcionamento: no momento em que o motorista aciona o pedal, o fluído sob pressão chega ao cilindro, onde estão os pistões, que empurram as sapatas de encontro à superfície interna do tambor. Como o tambor gira junto da roda do carro, o atrito da lona em sua superfície reduz a velocidade de rotação, fazendo com que seja realizada a frenagem do veículo.

Dica rápida: tome cuidado, pois todo esse processo transforma a energia cinética em calor. Com isso, as rodas costumam aquecer quando o freio é muito usado, e isso pode prejudicar a eficiência da frenagem em situações extremas!

Quais os sinais de problemas na peça?

Quando o seu tambor apresentar esses sinais, pode ser que esteja com problemas:

  • Aumento do tempo de resposta durante a frenagem
  • Barulhos e ruídos quando o freio é acionado

Caso perceba algum desses sinais, é importante levar o tambor para manutenção. Para garantir um bom funcionamento da peça e do sistema como um todo, ele passará por três processos e, caso continue com problemas, deverá ser substituído. Esses processos são:

  • Desmontagem
  • Limpeza
  • Instalação

Após essas etapas, se continuar com os problemas, o tambor deverá ser trocado.

Atenção! Verifique se as sapatas estão próximas ao tambor de freio, pois isso vai garantir o melhor funcionamento do sistema de freio.

Também verifique as molas de retração das sapatas, uma vez que elas não devem apresentar oxidação e devem estar com boa compressão!

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com os nossos especialistas.

Aqui na Superfreios você encontra a mais completa linha de peças automotivas e industriais.