Você sabe como funciona o sistema de freio do seu carro? Pode parecer algo simples, mas há uma complexidade nesse sistema de segurança tão importante. Para manter um bom funcionamento desse sistema, é necessário que vários itens estejam em perfeitas condições. Sendo assim, para você entender melhor como funciona o sistema de freio, iremos listar os componentes mais importantes e suas funcionalidades.

Pedal

Componente mais conhecido, o pedal tem como função acionar o freio do veículo. Ele raramente é trocado, pois é uma das peças mais resistentes do sistema. Mas fique ligado – o pedal pode indicar algum desgaste no sistema, caso ele esteja duro ou fundo, por exemplo. Nesse caso, vá à oficina o mais rápido possível.

O pedal de freio pode ser um indicativo de problemas no sistema
O pedal de freio pode ser um indicativo de problemas no sistema

Tambor

O tambor tem a função de gerar atrito necessário para desacelerar o veículo. Grande parte dos carros populares brasileiros utiliza o tambor de freio nas rodas traseiras.

Discos

Ao entrar em contato com as pastilhas de freio, o disco finca nas rodas fazendo com que o carro pare.

Junto com a pastilha, o disco é diretamente responsável pela desaceleração das rodas
Junto com a pastilha, o disco é diretamente responsável pela desaceleração das rodas

Pastilhas

Como dito acima, as pastilhas entram em contato com o disco e isso faz com que o veículo pare. Normalmente, as pastilhas ficam nas rodas dianteiras. Porém, devemos ficar atentos com o tempo de uso, pois a pastilha deve ser trocada na hora certa, com base no manual do veículo e na sua forma de condução.

Além do tempo descrito no manual, um bom indicativo de que está na hora de trocar as pastilhas é aquele barulho agudo quando você pisa no freio.

Cilindro Mestre

O cilindro mestre pode chegar a durar até 100 mil quilômetros rodados com a manutenção adequada. Mas, o que esse item faz? O cilindro mestre transforma a pressão mecânica em pressão hidráulica, fazendo com que o sistema de freio seja abastecido com o fluido do reservatório.

Fluido

O fluido transmite a pressão exercida sobre o pedal de freio até as sapatas e pastilhas de freio, fazendo com que haja a frenagem em conjunto com os discos e tambores.

Servo freio

O servo freio amplia a força que o motorista aplica no pedal, pois ele utiliza do vácuo gerado pelo motor, fazendo com que seja mais confortável para o motorista. O tempo de vida útil desse item fica entre 100 mil e 200 mil quilômetros percorridos. Mas, sempre alertamos, consulte o manual do seu veículo para melhores informações.

A função do servo de freio é ampliar a força aplicada pelo motorista no pedal de freio.
A função do servo de freio é ampliar a força aplicada pelo motorista no pedal de freio.

NOVAS TECNOLOGIAS NO SISTEMA DE FREIO

Com o passar do tempo novas tecnologias vão surgindo e somando nos freios para maior segurança do motorista. Entre elas temos:

ABS (Anti-lock Braking System)

A inovação do ABS veio para evitar o travamento do sistema e possíveis derrapagens, por isso o nome “sistema de freio antitravamento”. Esse sistema é obrigatório em todos os veículos fabricados a partir de 2014, pois ele reduz exponencialmente os acidentes causados por derrapagens ou manobras rápidas de emergência.

EBD (Electronic Brake Distribution)

Como o nome traduzido já diz “Distribuição Eletrônica dos Freios”, ou seja, o EBD distribui a força de frenagem entre os eixos dianteiro e traseiro, fazendo com que fique equilibrada. O EBD, geralmente, trabalhada junto do ABS, porém é possível encontrar carros com o sistema ABS sem o EBD.

ESC (Electronic Stability Control)

A partir de diversos sensores, o Controle de Estabilidade Eletrônico mantém a trajetória e a estabilidade do carro em momentos de frenagem brusca, curvas e desvios perigosos.

Passo a passo da ativação do freio:

Ao pisar no pedal, o movimento é transferido ao servo freio por meio de uma alavanca ou acionador eletrônico. Ele, então, amplifica e entrega a força gerada ao cilindro mestre. Quando isso acontece, o fluido é empurrado e conduzido aos outros componentes pela tubulação do sistema.

Agora você já sabe como funciona o sistema de freio do seu carro. Ficou alguma dúvida? Entre em contato com os nossos especialistas.

Aqui na Superfreios você encontra a mais completa linha de peças para o seu veículo.