Você sabe como funciona o sistema de freio do seu carro? Pode parecer algo simples, mas há uma complexidade nesse sistema de segurança tão importante. Para manter um bom funcionamento desse sistema, é necessário que vários itens estejam em perfeitas condições. Sendo assim, para você entender melhor como funciona o sistema de freio, iremos listar os componentes mais importantes e suas funcionalidades.
Pedal
Componente mais conhecido, o pedal tem como função acionar o freio do veículo. Ele raramente é trocado, pois é uma das peças mais resistentes do sistema. Mas fique ligado – o pedal pode indicar algum desgaste no sistema, caso ele esteja duro ou fundo, por exemplo. Nesse caso, vá à oficina o mais rápido possível.
Tambor
O tambor tem a função de gerar atrito necessário para desacelerar o veículo. Grande parte dos carros populares brasileiros utiliza o tambor de freio nas rodas traseiras.
Discos
Ao entrar em contato com as pastilhas de freio, o disco finca nas rodas fazendo com que o carro pare.
Pastilhas
Como dito acima, as pastilhas entram em contato com o disco e isso faz com que o veículo pare. Normalmente, as pastilhas ficam nas rodas dianteiras. Porém, devemos ficar atentos com o tempo de uso, pois a pastilha deve ser trocada na hora certa, com base no manual do veículo e na sua forma de condução.
Além do tempo descrito no manual, um bom indicativo de que está na hora de trocar as pastilhas é aquele barulho agudo quando você pisa no freio.
Cilindro Mestre
O cilindro mestre pode chegar a durar até 100 mil quilômetros rodados com a manutenção adequada. Mas, o que esse item faz? O cilindro mestre transforma a pressão mecânica em pressão hidráulica, fazendo com que o sistema de freio seja abastecido com o fluido do reservatório.
Fluido
O fluido transmite a pressão exercida sobre o pedal de freio até as sapatas e pastilhas de freio, fazendo com que haja a frenagem em conjunto com os discos e tambores.
Servo freio
O servo freio amplia a força que o motorista aplica no pedal, pois ele utiliza do vácuo gerado pelo motor, fazendo com que seja mais confortável para o motorista. O tempo de vida útil desse item fica entre 100 mil e 200 mil quilômetros percorridos. Mas, sempre alertamos, consulte o manual do seu veículo para melhores informações.
NOVAS TECNOLOGIAS NO SISTEMA DE FREIO
Com o passar do tempo novas tecnologias vão surgindo e somando nos freios para maior segurança do motorista. Entre elas temos:
ABS (Anti-lock Braking System)
A inovação do ABS veio para evitar o travamento do sistema e possíveis derrapagens, por isso o nome “sistema de freio antitravamento”. Esse sistema é obrigatório em todos os veículos fabricados a partir de 2014, pois ele reduz exponencialmente os acidentes causados por derrapagens ou manobras rápidas de emergência.
EBD (Electronic Brake Distribution)
Como o nome traduzido já diz “Distribuição Eletrônica dos Freios”, ou seja, o EBD distribui a força de frenagem entre os eixos dianteiro e traseiro, fazendo com que fique equilibrada. O EBD, geralmente, trabalhada junto do ABS, porém é possível encontrar carros com o sistema ABS sem o EBD.
ESC (Electronic Stability Control)
A partir de diversos sensores, o Controle de Estabilidade Eletrônico mantém a trajetória e a estabilidade do carro em momentos de frenagem brusca, curvas e desvios perigosos.
Passo a passo da ativação do freio:
Ao pisar no pedal, o movimento é transferido ao servo freio por meio de uma alavanca ou acionador eletrônico. Ele, então, amplifica e entrega a força gerada ao cilindro mestre. Quando isso acontece, o fluido é empurrado e conduzido aos outros componentes pela tubulação do sistema.
Agora você já sabe como funciona o sistema de freio do seu carro. Ficou alguma dúvida? Entre em contato com os nossos especialistas.
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