Provavelmente você já ouviu falar sobre a pastilha de freio, mas você sabe o quão importante ela é para o seu veículo? Continue lendo que vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre esse componente.

Qual a função e como funcionam as pastilhas de freio?

A pastilha de freio é um dos principais componentes do sistema de freio a disco do veículo. Sendo assim, sua função é de gerar atrito suficiente para desacelerar e parar o carro. Mas como ela faz isso? É bem simples! No momento que o pedal de freio é acionado, um sistema hidráulico pressiona as pastilhas contra o disco, reduzindo a velocidade do veículo.

Pastilha de freio fica acoplada no disco do seu carro
Pastilha de freio fica acoplada no disco do seu carro

Conseguinte, as pastilhas trabalham, normalmente, em pares e cada roda tem um dispositivo de frenagem. Na maior parte dos veículos é usado o sistema de freio a disco na dianteira e a tambor na traseira, na qual as pastilhas são substituídas por lonas de freio. Além disso, as pastilhas variam muito entre um veículo e outro.

Quais são os modelos mais comuns de pastilha de freio?

Possivelmente você já comprou pastilhas de freio para o seu carro e não percebeu que existem vários tipos, com diferentes compostos. Mas, a principal diferença está relacionada a vida útil da pastilha, que, em alguns modelos, é bem maior.

Continue lendo para ver os diferentes modelos de Pastilha de Freio mais comuns no mercado, que são:

  • Pastilha Orgânica: costuma ser o modelo mais barato no mercado, pois possui uma vida útil baixa pelo rápido desgaste.
  • Pastilha Metálica: essa pastilha costuma ser mais cara, porém, possui mais durabilidade que a orgânica, uma vez que é feita com materiais mais rígidos. Lembrando, que se você precisa de maior confiança no sistema de frenagem, essa pastilha é uma ótima recomendação.
  • Pastilha Semimetálica: como o nome já diz, essa pastilha faz uma mistura de diversos materiais, como: ferro, cobre, grafite e aço. Por ter uma boa dissipação de valor, essas pastilhas sofrem pouco desgaste, porém, elas gastam mais os discos de freios. Contudo, esse modelo é uma tentativa de reduzir custos se comparar com a pastilha metálica.
  • Pastilha Cerâmica: são as pastilhas mais eficientes no mercado. Pois, elas são compostas de fibras de cerâmicas, sem adição de material metálico, fazendo com que desgaste menos o disco de freio, mantenha uma boa duração e dissipação de calor. Conseguinte, além de ser a melhor opção, também é a de maior custo.

Dica Rápida!

Fiquem atentos ao disco de freio, pois a pastilha interfere diretamente nesse componente. Uma vez que coloque uma pastilha de material X, o disco pode durar por mais ou menos tempo dependendo da pastilha.

Aqui na Superfreios você encontra pastilhas de diversas marcas e para diversos modelos de veículo
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+ Conheça mais sobre a pastilha de freio

Quais são os sinais que indicam desgaste na pastilha?

É muito importante ficar atento para os sinais de desgastes da pastilha. Fazendo isso, você pode evitar prejuízos financeiros e acidentes. Então, segue os sinais que a sua pastilha indica quando estão com problemas:

  • Ruídos agudos
  • Perda de eficiência de frenagem
  • Excesso de pó nas rodas

Esses são os sinais mais comuns de se ver em pastilhas com problemas.

Qual o prazo de troca da pastilha de freio?

Como foi dito acima, cada modelo de pastilha vai ter uma vida útil, sem contar que o prazo vai variar, também, de acordo com a utilização do motorista.

Mas, muitos especialistas recomendam que se faça uma revisão no carro entre 5 e 10 mil quilômetros rodados. Mas, para automóveis que também têm freios a disco na rodas traseiras, é recomendada a verificação a cada 20 mil quilômetros rodados.

Atenção!

Após trocar as pastilhas de freio do seu veículo, você pode perceber uma queda de desempenho do sistema de freio. Isso ocorre porque as pastilhas levam um tempo para se adaptarem aos demais componentes do freio.

Sendo assim, tenha cuidado! Use os freios de forma moderada e não abuse, principalmente, nas curvas!

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