Geralmente, quando ouvimos um barulho diferente vindo do nosso carro, sabemos que é sinal de problema. Mas, você sabe identificar qual problema poderia ser?

É importante saber que a melhor pessoa para identificar os problemas do seu carro é um mecânico de confiança, pois, assim como o médico examina o paciente para entender os seus sintomas, o mecânico irá examinar o seu veículo para dar um diagnóstico final. Porém, saber as possibilidades pode te ajudar a evitar problemas maiores e mais graves.

Sendo assim, preparamos uma lista com as 10 causas mais comuns para barulhos no carro.

Alguns barulhos podem indicar problemas no seu automóvel
Alguns barulhos podem indicar problemas no seu automóvel

 

1 – Falta de água no radiador

Caso esteja escutando um barulho de água no carro, é possível que esteja vazando água no reservatório do radiador. Com isso, se o radiador estiver em falta d’água, o carro pode ter sérios problemas no motor. Mas, você pode evitar essa dor de cabeça se conferir regularmente o nível de água e ficar de olho no termômetro do painel, pois a falta de água pode causar superaquecimento.

 

 2 – Problemas no ar-condicionado

Se ouvir um barulho vindo do painel do carro quando aciona o equipamento de ar-condicionado, é bem provável que ele esteja com problema. Ademais, as causas podem ser: gás em excesso no compressor, compressor sem torque, tubulação de gás em conflito com outros elementos de compressão, entre outros.

 

3 – Desgastes nas pastilhas de freio

Ruídos, como algo raspando na roda, no momento em que pisa no pedal do freio, pode ser um sinal que as pastilhas estejam desgastadas ou finas  demais.

Lembrando que é recomendada a revisão da *pastilha de freio* entre 5 e 10 mil quilômetros rodados. Mas, para automóveis que também têm freios a disco na rodas traseiras, é recomendada a verificação a cada 20 mil quilômetros rodados.

 

4 – Tensão na correia dentada

A correia dentada dos veículos é, em sua maioria, feita com borracha. Com isso, ela tende a ceder com o tempo fazendo com que haja um barulho vindo da direção do motor. Além disso, borrachas desgastadas e rompidas costumam produzir um som metálico, como se um metal estivesse batendo em outro.

 

Informação importante!

Fique atento a troca da correia dentada. Pois, uma vez que arrebentar, as peças do motor irão se chocar, trazendo um grande transtorno, perigo e prejuízo.

 

5 – Indícios de vazamento

Caso ouça sons em forma de assobios, isso pode significar vazamento de óleo. Uma forma de confirmar se há vazamentos é verificar o local onde o carro ficou parado para ver se há manchas de óleo no chão.

 

6 – Desalinhamento de pneus

“Cantar pneu” é um termo muito usual para exemplificar o barulho vindo da parte de baixo do carro. Caso escute um som agudo vindo dos pneus, é bem provável que o carro esteja desalinhado.

O desalinhamento é algo que pode causar acidentes. Por isso, é de grande importância verificar e alinhar o pneu, fazendo com que as rodas se mantenham paralelas umas às outras e perpendiculares ao chão. Ademais, a falta de alinhamento que produz os ruídos indesejados, uma vez que o pneu mantém um contato maior que o correto com o chão. Caso sinta o volante puxando, também pode ser um sinal de desalinhamento.

 

7 – Suporte do motor

Quando um dos coxins do motor quebra, ou fica gasto, é possível ouvir ruídos graves vindos da parte da frente do veículo. Mas, o que pode fazer um coxim quebra? Isso é fácil! Passar por buracos ou elevações na pista, em alta velocidade, pode fazer o coxim e o suporte desgastar.

Mas, atenção! Verifique o motor ou cause a torção do coxim puxando o freio de mão e movimento o carro na mesma direção. Assim, saberá se está com problemas nesse componente.

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8 – Limpadores de para-brisa

Sons de arranhão sobre uma superfície rígida pode identificar problemas nos limpadores de para-brisa. Além disso, o desgaste nos limpadores pode prejudicar sua segurança, uma vez que, deixando de limpar o para-brisa do veículo, o condutor estará sujeito a acidentes por falta de uma visão clara.

 

9 – Junta homocinética

Barulhos de estalos durante as curvas podem estar vindo da junta homocinética. Ademais, a junta homocinética é a peça que faz a transmissão entre as rodas e o diferencial do veículo. Sendo assim, é importante verificar sua durabilidade para evitar problemas.

 

10 – Problemas na suspensão e amortecedor

O sistema de suspensão tem como componente principal o amortecedor. Mas, junto do amortecedor temos peças que ajudam a realizar a função do mesmo, como o batente e a coifa.

Sendo assim, caso esteja ouvindo sons e trepidações quando passa por buracos, lombadas ou elevações, pode ser que algum componente da suspensão está ressecado, desgastado ou quebrado. Fique atento, pois a suspensão realiza a estabilidade do carro, por isso é de suma importância verificar se está tudo correto.

 

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