Com o aumento da criminalidade, muitas pessoas estão procurando melhorar a sua segurança. Sendo assim, os carros blindados ganharam um importante espaço no mercado automobilístico nos últimos anos. Mas, afinal, você sabe como funciona a blindagem e o que precisa para usá-la em seu veículo?

Continue lendo que vamos explicar tudo sobre o assunto.

O serviço de blindagem tem sido cada vez mais procurado pelos motoristas
O serviço de blindagem tem sido cada vez mais procurado pelos motoristas

Como funciona a blindagem?

Para facilitar o entendimento, as formas de blindagem se dividem em grupos, aumentando o nível conforme a proteção oferecida por elas. Entre os níveis, existem blindagens mais leves até proteções contra armas de alto calibre que são usadas por transportes de cargas valiosas ou veículos policias.

Níveis da blindagem

I- Protege contra armas de calibre 22 e 38. Além disso, protege de ataques com ferro e pedras. Seu uso é comum a toda população.

II A- Resiste às armas do nível I e resiste, também, a magnun 357 e pistola 9mm. Assim como no nível I, está proteção é liberada a toda população.

III A- Protege contra todas as armas já mencionadas e duas mais: Magnun 44 e a submetralhadora UZI. Seu uso também é liberado para a população, sendo que 95% do mercado utilizam esse tipo de blindagem, segundo a Abrablin.

III- Resiste aos disparos de todas as armas citadas e tem proteção contra disparos de fuzis, como: M16, AK-4, AR-15, FAL, G36 e G3. Porém, o uso dessa blindagem é restrito. Com isso, há necessidade de justificar ao Exercito o motivo da blindagem e aguardar uma autorização.

IV- Todas as anteriores e mais munições perfurantes, como a 30-06 e a 338 e granadas. Seu uso é restrito para civis, podendo ser usada somente para as Forças Armadas Brasileiras e as transportadoras de valor.

V- Todas as anteriores e munições de calibre 12,7 x 9,9mm. Essa opção de blindagem também é fornecida apenas para as Forças Armadas.

Leia também

– Para que serve a numeração do pneu?

– Quando é necessário trocar o fluido de freio?

– Você sabe como fazer a CNH e o CRLV digital?

É caro para colocar a blindagem no carro?

O valor da blindagem pode variar entre R$ 60 mil a R$ 80 mil, dependendo do modelo do carro, para o nível III que é o mais usual. Além disso, já existem mais de 70 empresas autorizadas em todo o país.

 

Dica Rápida!

Não é recomendado colocar blindagem em carros com motor 1.0, pois o carro não é potente o suficiente para carregar o peso extra que vai variar de 200 kg a 800 kg.

 

Documento necessário para utilizar blindagem no veículo

Muitos perguntam se é necessário ter um documento especial para blindagem. Antigamente era necessário ter o CR do Exército, documento que comprova que o veículo está liberado para ser blindado, dentro das normas estipuladas pelo Colog, Sicovab, Exército Brasileiro e as leis de trânsito nacionais. Porém, segundo o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) em virtude da vigência da Lei nº 14.071/2020, que alterou o art. 106 do CTB, e da publicação da Portaria Denatran nº 428/2021, que alterou o Anexo da Portaria Denatran nº 38/2018: para alteração de blindagem: não é mais necessária a Autorização do Exército (inclusão ou retirada de blindagem).

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com os nossos especialistas.

Aqui na Superfreios você encontra a mais completa linha de peças automotivas e industriais.