E muito comum falarmos sobre os tipos de freios para veículos de passeio, sendo as pastilhas de freio e a lona de freio alguns dos assuntos mais abordados. Porém, os sistemas de freios dos caminhões possuem diversas alternativas, alguns sendo mais focados em eficiência, outros focados em acessibilidade ou também pela sua durabilidade. Conheçam alguns desses conjuntos.

Veja como funciona o sistema de freio dos caminhões
Veja como funciona o sistema de freio dos caminhões

Freio a tambor

Esse tipo de sistema e muito utilizado nos caminhões, seu funcionamento acontece quando o motorista pressiona o pedal de freio, gerando uma pressão de fluido que vai agir nos pistões, que por sua vez irá pressionar as paredes internas do tambor, fazendo com que diminua ou que pare o veículo.

Freio a disco

Nessa tecnologia ao invés de usar sapata e tambor, será empregado a pastilha e o disco de freio, o seu acionamento ocorre de forma hidráulica quando o pedal e acionado, os pistões vão pressionar as pastilhas contra o disco. O mesmo e conhecido por ser uma das opções mais eficientes, tendo em vista que ele dissipa melhor a energia absorvida, graças ao fluxo de ar. Com isso a frenagem será mais vigorosa do que a desaceleração a tambor.

Freio motor

E um tipo de modo de frenagem indireta, pois o freio motor serve para desacelerar o motor, reduzindo a velocidade e gerando uma frenagem, sendo eficiente em altas velocidades e contribuindo para uma desaceleração. Lembrando que esse sistema e auxiliar com isso, ele dependerão também do sistema de freio principal, para poder realizar a parada total do veículo.

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Retarder

Também sendo auxiliar, o retarder fica acoplado na saída da caixa de marcha dos caminhões, e trabalha junto com o freio motor, fazendo com que a frenagem fique mais eficiente, sendo muito utilizado para regiões que tem alta incidência de aclives e declives.

Com esse conjunto os freios evitam superaquecer, diminui o desgaste do material, ajuda na economia de combustível, além da sua manutenção e simples.

Freio ABS

ABS abrevia Anti-lock Braking System, ou traduzido para Sistema de Freio Antitravamento, e como o nome já diz ele irá evitar que as rodas do caminhão sejam travadas, mas além dessa função, o ABS tem mais duas características que são para a segurança de todos, sendo a primeira diminuir o tempo de parada do veículo, e a segunda e de dar mais controle ao motorista, uma vez que não tem o travamento dos pneus.

Freio EBS

Assim como existe o Freio ABS, também existe o EBS, que abrevia Eletronic Brake System- sendo traduzido para Sistema Eletrônico de Freio, sendo considerada uma versão evoluída do ABS, pois seu acionamento irá acontecer de forma eletrônica, fazendo com que a desaceleração seja ainda mais precisa, controlada e segura.

Como foi visto, temos opções das mais variadas para os caminhões, e costuma ser bem comum o uso de dois ou mais grupos de freios, dependendo da sua necessidade, pois as operações desse tipo de veículo e muito dinâmico, podendo muitas vezes  carregar o limite de carga ou sem nenhum tipo de carregamento, fazendo com que não seja constante o seu peso, com isso os freios podem ser exigidos mais ou menos.

Por esse motivo e sempre importante fazer as manutenções preventivas e ficar atento a qualquer tipo de aviso ou problema que possa dar.

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