Você sabe diferenciar a vela aquecedora e a vela de ignição? Para podermos entender melhor a distinção entre uma e a outra, primeiro vamos entender quais são as funções das velas no funcionamento do seu carro. Já adiantando, elas são fundamentais para o bom desempenho dos veículos.

A vela de ignição, componente responsável por gerar a centelha que provoca a explosão da mistura ar/combustível
A vela de ignição, componente responsável por gerar a centelha que provoca a explosão da mistura ar/combustível

Vela de ignição

A vela de ignição tem por função causar a faísca inicial dentro da câmara de combustão para a partida do motor. Esse processo ocorre da seguinte maneira: a vela solta a faísca que vai explodir o combustível e mistura com o ar. Quando isso acontece, o pistão é empurrado para baixo e movimenta o carro.

Ela tem uma vida útil em média de 50 a 60 mil quilômetros, mas é recomndado verificar o bom funcionamento delas a cada 10 mil km rodados. E, para saber se ela ainda está em boas condições é simples: basta ver a coloração da ponta da vela. Caso ela esteja nas cores cinza, amarela e marrom, a sua vida útil está próxima do fim.

Agora, se achar que a vela está superaquecendo, verifique se a ponta do isolador está esbranquiçada ou com alguns pontos pretos na superfície. Também não se esqueça de verificar a rosca da vela, pois se estiver danificada significa que existiu um excesso de torque na instalação da peça. Também se atente ao isolador cerâmico, pois a peça não pode conter nenhuma trinca.

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Vela aquecedora

Já a vela aquecedora será utilizada por motores a diesel, e servindo para esquentar o ar dentro da câmara de combustão do veiculo, facilitando o funcionamento enquanto o motor está frio. Os carros a diesel não necessitam de uma vela de ignição, pois a compressão na câmara é mais intensa, fazendo com que se torne mais fácil gerar a explosão.

Nas velas aquecedoras existem outras formas de perceber um defeito ou o fim da vida útil da peça. Você pode identificar na hora da partida, caso o veiculo tenha dificuldade na hora de ligar, ou caso haja uma fumaça branca com o motor frio. Além disso, a lâmpada de avaria ligada no painel, pode ser um indício de algum problema na vela aquecedora.

Sua troca deve ser feita a cada 120 mil km em média, mas é sempre bom ficar de olho para que não ocorram problemas piores.

 

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