Quando o assunto é o líquido do radiador, grande parte das pessoas que possuem um veículo já foi questionada sobre o nível de água do seu carro, não é mesmo? Essa pergunta é clássica quando vamos abastecer, pois é um costume quase cultural do dia a dia desses profissionais. Porém, devemos ter muito cuidado quando se trata desse assunto!

Fluido para radiador
Fluido para radiador

Mas por que devemos ter tanto cuidado?

Por conta das altas temperaturas do sistema de resfriamento, o seu veículo pode ser prejudicado, uma vez que superaquecidos geram danos muito graves, fazendo com que você tenha um grande prejuízo. O uso do fluido para radiador é o melhor conselho para que o seu carro não sofra riscos e funcione adequadamente.

Com isso, listamos 15 dicas essenciais para não sofrer esse tipo de prejuízo:

  1. Mantenha o sistema de resfriamento sob total controle! Com isso, você evita o superaquecimento do radiador, que é a parte que harmoniza a temperatura do seu veículo;
  2. Verifique periodicamente o nível da água no radiador, fazendo com que o seu carro permaneça em boas condições de circulação;
  3. Use aditivos adequados no sistema de arrefecimento do seu veículo, fazendo isso você evita a corrosão das peças;

  4. Aditivos de arrefecimento podem ser encontrados nas versões concentrada ou diluída em água. E recomendamos que você sempre se certifique de que as informações contidas no rótulo do produto, e no manual do proprietário, pois indicam a proporção IDEAL para o modelo do seu veículo;
  5. Tenha um mecânico de confiança que te oriente adequadamente sobre a limpeza do radiador. No mercado existem muitas marcas variadas e é sempre de importante relembrar: Muito cuidado com aditivos falsificados!O barato pode sair caro às vezes. Fique atento(a)!

    Veja também:

    + Qual a função da coifa da junta homocinética e quando devo trocar
    + Como identificar problemas na bieleta?
    + O que fazer em caso de incêndio no carro?

  6. Geralmente, a limpeza do radiador deve ser realizada a cada dois anos. O espaço de tempo da limpeza pode ser variado, dependendo de diferentes motivos, como a advertência do fabricante do veículo assim como os conselhos do seu mecânico de confiança;
  7. Até mesmo o clima da cidade em que você reside pode interferir no período da limpeza do radiador! Sendo assim, não deixe de se atentar para as variações de temperatura!
  8. Se a cor do líquido do reservatório estiver escura é um sinal de que a limpeza é necessária. Sempre observe a cor!
  9. Preste atenção, caso a água estiver baixando muito rápido ou o veículo aparentar estar “fervendo”, faça uma manutenção com o seu mecânico, porque pode ser um vazamento no radiador. Mantenha esse hábito de observação, é muito importante!

    Cuidado com o superaquecimento do seu carro
    Cuidado com o superaquecimento do seu carro
  10. Cumpra o nível máximo apropriado, que vem indicado no reservatório de expansão do líquido de arrefecimento, e jamais complete até a boca!
  11. Acrescente o aditivo dentro do reservatório de expansão do radiador apenas quando o motor estiver resfriado;
  12. Certifique-se se a tampa do reservatório está fechada corretamente;
  13. NUNCA abra o reservatório de expansão com o motor do carro ainda quente, porque você corre risco de sofrer queimaduras. Cuidado!
  14. Assegure-se de que é realmente necessário trocar alguma peça desgastada ao fazer a revisão do veículo.
  15. Apenas, e somente, complete com água da torneira se o veículo estiver superaquecido e não houver outra solução na hora.

Pronto, agora você já sabe tudo o que precisa para não cometer erros na hora de usar o líquido no radiador!

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com os nossos especialistas.

Aqui na Superfreios você encontra a mais completa linha de peças automotivas e industriais.