Você sabe o que é bieleta? Ela faz parte de um dos sistemas mais importantes do veículo, a suspensão. Por isso, todo cuidado é pouco, uma vez que problemas nesse sistema podem afetar a estabilidade do carro.

Alguns indícios são claros sintomas de bieleta ruim, como desequilíbrio do veículo e ruídos. Portanto, continue lendo que vamos explicar tudo que você precisa saber sobre esse componente.

A bieleta é um componente do sistema de suspensão do seu veículo
A bieleta é um componente do sistema de suspensão do seu veículo

Onde fica a Bieleta?

A bieleta, ou tirante, é um componente em formato de haste que pode estar ligada à barra por pino esférico ou de borracha. É ela que auxilia no controle de inclinação da carroceria, fazendo com que haja controle do carro.

Dica rápida!

Não confunda bieleta e biela. Pois, são peças diferentes. As bielas são hastes localizadas no motor e não na suspensão.

Qual a função da Bieleta?

A bieleta conecta a barra estabilizadora no sistema de suspensão, fazendo com que se assegure uma condução estável. Ou seja, durante as imperfeições da estrada, a bieleta evita que haja uma inclinação excessiva da carroceria e ajuda a manter o pneu do carro em contato com o solo.

Veja também

Você sabe como fazer a CNH e o CRLV digital?
O que fazer em caso de incêndio no carro?

Quais são os sinais de problemas na Bieleta?

Chegamos à parte mais importante! Vamos conferir dois sinais que o seu veículo demonstra quando está com problemas na bieleta:

  • Rúidos: os barulhos altos no veículo são sinais de que a bieleta pode estar com problema. Ela pode estar com o pino esférico solto ou sem as borrachas que fazem a ligação com a barra, fazendo com que haja ruídos altos e um desequilíbrio na suspensão.

Caso ocorra a soltura do pino da bieleta, seja por desgaste ou impacto, o pneu fica vulnerável a estourar. Então, fique atento caso ouça barulhos desconhecidos!

  • Falta de Estabilidade: caso perceba o carro um pouco instável, isso pode ser um sinal que a bieleta está comprometida, uma vez que ela fica presa à barra estabilizadora.

Percebendo algum desses sinais, entre em contato com um especialista de confiança. Assim, você evita possíveis acidentes e previne contra custos extras.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com os nossos especialistas.

Aqui na Superfreios você encontra a mais completa linha de peças automotivas e industriais.