A Fórmula 1 é a principal modalidade do automobilismo mundial, e reúne alguns dos melhores pilotos do mundo. Porém, desde 2018, com a saída de Felipe Massa do circuito, não vemos um brasileiro competindo na modalidade. E, com o início da temporada chegando, sempre surge a pergunta: “Vai ter brasileiro na Fórmula 1 esse ano?”

Para nossa felicidade, teremos sim pilotos na mais alta categoria do esporte, sendo dois pilotos reservas de duas equipes, que são: Pietro Fittipaldi pela Haas e Felipe Drugovich pela Aston Martin.

Felipe Drugovih (esquerda) e Pietro Fittipadi (direita)
Felipe Drugovih (esquerda) e Pietro Fittipadi (direita)

Participando da equipe Hass desde 2019, o piloto Pietro Fittipaldi, neto do bicampeão Emerson Fittipaldi, já participou de duas corridas em 2020 e continuará sendo o piloto reserva da escuderia.

Já Felipe Drugovich, que foi campeão com algumas provas de antecedência da Fórmula 2 na temporada de 2022, ganhou destaque pelas excelentes corridas, fazendo com que fosse possível assinar contrato com a Aston Martin para ser piloto de teste e desenvolvimento.

Entenda qual a função do piloto reserva e piloto de desenvolvimento nas equipes

O piloto reserva tem a função de estar junto da equipe nos finais de semana que haverá corrida. Pois, caso algum piloto principal tenha qualquer problema e não consiga correr, ele estará lá para poder substituí-lo. Além disso, cada equipe pode ter, no máximo, quatro pilotos reservas.

 Na temporada de 2020 o piloto brasileiro Pietro Fittipaldi fez duas corridas substituindo o piloto Romain Grosjean após seu grave acidente no Bahrein.

O piloto de desenvolvimento é responsável por ficar no simulador da equipe realizando testes e inovando para poder alcançar melhores resultados e evoluções ao longo da corrida. Além disso, o piloto também tem o costume de testar o veículo em alguns treinos livres para ter mais ideias do que pode ser melhorado.

Ou seja, os pilotos de desenvolvimento trabalham em conjunto com os engenheiros e os pilotos principais da equipe para analisar os dados e testar variações para criar um carro melhor e mais competitivo. Cada equipe costuma ter um piloto de desenvolvimento.

Veja também

– Você sabe como funciona o sistema Start-Stop?

– Os cinco carros mais rápidos do mundo

– Cinco competições automobilísticas imperdíveis

Piloto da RBR, o holandês Max Verstappen é o atual bicampeão da categoria
Piloto da RBR, o holandês Max Verstappen é o atual bicampeão da categoria

Quando começa a temporada da Fórmula 1 2023?

A primeira corrida do calendário de 2023 é o Grande Prêmio do Bahrein, que será no dia 5 de março.

O calendário esse ano vem com alterações significativas, isso porque, essa será a maior temporada de corridas na história, com 23 etapas. Com isso, teremos eventos em finais de semana alternados, além da adição da pista de Las Vegas, que é um circuito de rua no centro de Las Vegas, e o retorno da lendária pista de Ímola, onde o grande Ayrton Senna sofreu seu acidente fatal. Porém, a pista vem com um novo layout visando evitar acidentes fatais como o de Ayrton Senna.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com os nossos especialistas.

Aqui na Superfreios você encontra a mais completa linha de peças automotivas e industriais.