Hoje a nossa dica vai para quem ama automóveis e velocidade! Para aqueles que, mesmo nos dias de descanso, como no domingo, acordam cedo para acompanhar as competições automobilísticas pela TV, por exemplo.

Muitas pessoas conhecem somente o campeonato de Fórmula 1. Mas o universo das corridas vai muito além disso, você sabia?

Sendo assim, continue conosco para conhecer mais sobre o mundo competitivo dos carros!

5 – Fórmula Indy (IndyCar)

A competição da Fórmula Indy, para muitos, se assemelha com a Fórmula 1. Porém, as duas categorias são bastante diferentes, uma vez que na Fórmula Indy os carros são mais pesados e as pistas são ovais, mantendo a tradição norte-americana da prova 500 Milhas de Indianápolis, que se iniciou na década de 1990.

A Fórmula Indy possui características diferentes da Fórmula 1
A Fórmula Indy possui características diferentes da Fórmula 1

No grid de largada os carros formam uma fila dupla e dão a partida com a sinalização da bandeira verde. Aqueles que dão a volta mais rápida e alinham no grid marcam ponto.

4 – Copa Petrobras de Marcas

Essa competição retornou no ano de 2011. Com origem brasileira, a Copa Petrobras reúne nas pistas as montadoras e os veículos conhecidos pelo público, fazendo com que seja um grande espetáculo.

A Copa conta com oito etapas de rodadas duplas, ou seja, duas corrias por etapa. Todos os veículos competem sem peso extra na primeira rodada, mas, ainda na primeira etapa da segunda corrida, são adicionados lastros aos oito primeiros colocados da corrida. Os pesos começam em 80 quilos para o primeiro colocado e segue reduzindo de 10 em 10 quilos até chegar no oitavo colocado com, somente, 10 quilos. Porém, na oitava etapa e na última rodada, os carros disputam sem peso algum.

A Copa Petrobras de Marcas conta com veículos conhecidos, que vemos no cotidiano
A Copa Petrobras de Marcas conta com veículos conhecidos, que vemos no cotidiano

Sendo assim, o piloto deve realizar no mínimo 75% da duração da prova para pontuar, fazendo com que receba pontos para ele e para a equipe.

Leia também:

+ Cinco filmes sobre carros que você não pode perder!
+ Como identificar problemas na bieleta
+ Você sabe como fazer a CNH e o CRLV digital?

3 – 24 Horas de Le Mans

A corrida denominada 24 Horas de Le Mans é considerada a maior corrida do mundo! Isso pois ela avalia a performance do piloto e a resistência do veículo durante a prova. Por esse motivo, as montadoras utilizam desse campeonato para testar os modelos dos carros fabricados.

Já imaginou pilotar durante 24 horas?
Já imaginou pilotar durante 24 horas?

A corrida consiste em um trecho de 13 quilômetros, onde os carros que participam se dividem em categorias “protótipos” e “gran turismo”. Quando o primeiro piloto cruza a linha de chegada, depois de 24 horas, a corrida termina com o vencedor.

Se quiser ver mais sobre essa competição, indicamos o filme Ford VS Ferrari para assistir.

2 – Stock Car

A modalidade Stock Car é muito famosa e foi criada no ano de 1970, com apoio dos modelos da Chevrolet no Autódromo de Tarumã, no Rio Grande do Sul.

A Stock Car conta com 30 etapas de circuitos ovais
A Stock Car conta com 30 etapas de circuitos ovais

Contando com 30 etapas de circuitos ovais, em grande parte, a Stock Car é considera a maior corrida do mundo nesse segmento. O grid de largada conta com 34 carros que se dividem em 15 equipes que competem em 12 etapas e percorrem 11 circuitos  ao longo do ano. Sendo a grande parte das corridas realizadas nos estados brasileiros.

1 – Fórmula 1

E, no nosso top 1, a corrida mais famosa e popular do automobilismo!

Seguido por dirigentes da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o campeonato teve início em 1950 no Circuito de Silverstone, no Reino Unido e, desde então, a Fórmula 1 conta com diversas marcas de multinacionalidades e pilotos experientes de vários países.

A Fórmula 1 teve seu início em 1950 e passou por diversas melhorias até hoje
A Fórmula 1 teve seu início em 1950 e passou por diversas melhorias até hoje

A Fórmula 1 ganhou um grande destaque no Brasil por conta do piloto brasileiro Ayrton Senna, que foi campeão nos anos de 1988, 1990 e 1991.

Na Fórmua 1 os pilotos são classificados após concluírem, pelo menos, 90% do total da prova. Além disso, os dez primeiros colocados da corrida pontuam na classificação mundial de pilotos e construtores, concluindo na entrega de títulos para a equipe e piloto com maiores pontuações no final da temporada.