Se você já ouviu falar ou, até mesmo, tem o costume de deixar seu veículo em ponto morto em algumas situações, como em descidas íngremes, saiba que esse tipo de prática pode ser muito perigosa e nada eficiente.

Andar com o carro em ponto morto, ou como comumente é chamado de “banguela”, é muito perigoso. Pois, em caso de alguma falha mecânica, o seu veículo estará totalmente “solto”, fazendo com que fique mais difícil de parar ou contornar uma situação que não estava prevista.

Dirigir no ponto morto pode ser prejudicial para a sua segurança e o seu veículo
Dirigir no ponto morto pode ser prejudicial para a sua segurança e o seu veículo

Com base nisso criamos uma lista de mitos e verdades sobre esse assunto. Então, preste bastante atenção para não passar por situações complicadas:

Deixar o carro em ponto morto nas descidas economiza combustível

Esse pensamento é um mito. Na verdade, além de ser perigoso, você não vai economizar. Isso acontece porque, ele necessita que tenha um mínimo de injeção de combustível para que o automóvel possa ter uma rotação mínima. Além disso, quando o carro está engrenado e o sistema de injeção constata essa situação, a alimentação do motor é cortada, fazendo que aí sim você tenha uma economia.

Ponto morto pode prejudicar os componentes do veículo

Essa afirmação é verdadeira. Deixar o carro no ponto morto pode causar um desgaste desnecessário nos componentes da transmissão. Isso ocorre devido a diferença de rotação entre o eixo primário e secundário da caixa de cambio. Outro sistema que pode ser afetado por deixar na “banguela”, é o sistema de freio. Em caso de necessidade de parada repentina o sistema será sobrecarregado, podendo chegar a um superaquecimento, além de interromper a lubrificação. Sendo assim, se for uma prática comum, em algum momento o motor pode travar por falta de lubrificação.

Esse tipo de pensamento de deixar na banguela vem por conta dos carros com carburador, peça responsável por fazer a mistura de ar e combustível no motor. Quando a pessoa colocava em ponto morto na descida, o motor trabalhava em marcha lenta e assim diminuía o consumo de combustível. Nos carros mais novos, com a injeção eletrônica, essa parte mudou, pois o carro engrenado irá ter um consumo menor, com base na tecnologia.

+ Diferença do sistema de injeção eletrônica para o carburador

Deixar o câmbio em ponto morto em descida longa ajuda a resfriar o motor

Esse pensamento também é um mito. O sistema de arrefecimento do motor depende de algumas variáveis para mantê-lo na temperatura ideal de trabalho. Em geral, trafegando em rodovias, a temperatura do motor já está abaixo do ideal de trabalho devido o fluxo de ar que o radiador e motor vão receber. Caso seja necessário a intervenção do sistema de arrefecimento para baixar a temperatura do motor, o fato do câmbio estar em ponto morto não irá contribuir em nada.

É proibido andar em ponto morto

Sim, essa afirmação é verdadeira. Pelo Código de Trânsito Brasileiro, no Artigo 231 inciso IX, diz que é proibido trafegar dessa maneira. Caso a pessoa seja flagrada fazendo o mesmo, será punido com infração media, perdendo 4 pontos, além de ter que pagar uma multa no valor de R$130,00.

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