O setor automobilístico passa por uma constante evolução. Muitas vezes não percebemos a mudança de uma tecnologia para outra. Por esse motivo, vamos falar um pouco de uma grande evolução que tivemos: a substituição do carburador pela injeção eletrônica.
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Como já sabemos, muitos componentes passam por atualizações de tecnologia, e não foi diferente com o carburador.
Ao longo dos anos surgiram diversos programas e acordos de controle de emissão veicular dos gases na atmosfera. Com isso, surgiu a necessidade de substituir o carburador do veículo para um mais potente e que poluísse menos. Assim, foram criados alguns modelos para a substituição, como: carburador duplo estágio e eletrônico. Mas, o que revolucionou foi a criação do sistema de injeção eletrônica.
Conhecendo os dois sistemas
Carburador:
O carburador é o principal componente mecânico do sistema de alimentação de um carro. Com isso, sua função é de criar a mistura entre ar/combustível e sua dosagem em motores de combustão interna. Posteriormente, a mistura é enviada para o motor para que ele tenha um bom desempenho e um consumo adequado.
Como funciona?
Agora vamos para parte mais técnica. O ar que é aspirado pelo pistão, passa em velocidade pelo difusor e aspira o combustível que vem da cuba. O corpo de borboleta (TBI) está ligado ao pedal de aceleração, esse é o componente que controla a quantidade de mistura ar/combustível que o motor precisa.
Injeção Eletrônica:
A injeção eletrônica é responsável por gerenciar o funcionamento do motor. Ela regula funções como pressão do ar, entrada de combustível, marcha lenta, tempo de ignição e válvulas. Esse processo é feito por um circuito integrado eletrônico que analisa como o motor está funcionando e vai ajustando tudo para chegar ao melhor desempenho do veículo.
Diferente do carburador, a injeção eletrônica controla tudo por sensores e atuadores, não de forma mecânica. Além disso, por ser um componente eletrônico, é possível fazer uma reprogramação de injeção eletrônica, que ajuda a aumentar a performance do seu veículo.
Diferenças entre o carburador e a injeção eletrônica
A primeira diferença está relacionada à emissão de gases, uma vez que a injeção eletrônica possui sensores para dosar a mistura de ar/combustível. A segunda diferença está na manutenção e vida útil, uma vez que o carburador exige reparos frequentes. Além disso, a injeção eletrônica acabou por facilitar a vida do mecânico, já que ele consegue fazer uma leitura completa do carro e diagnosticar a origem do problema no veículo. Com um equipamento o mecânico consegue ver o diagnóstico e reprogramar o módulo de injeção eletrônica em caso de falhas ou problemas.
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