Já sentiu o volante do veículo se tornar pesado? Ou viu no chão uma imensa poça de fluido hidráulico que calhou em uma situação de emergência? Sabia que esses problemas podem ter sidos desencadeados por uma pequena peça de borracha? O anel O-ring, que é responsável pela vedação do sistema, provavelmente rompeu.

Esse é apenas um exemplo ilustrativo dos problemas que uma pequena peça de borracha pode ocasionar. No caso da direção hidráulica, o prejuízo é relativamente pequeno. No entanto, você sabia que o desastre do ônibus espacial Challenger, ocorrido em janeiro de 1986, foi causado por uma falha em um anel O-ring? Nesse caso, o componente congelado perdeu suas propriedades de exposição, resultando na explosão minutos após a descolagem. Essa pequena falha ocasionou a trágica perda de todos os astronautas a bordo.

Isso ressalta o impacto ambiental devastador que uma pequena borracha pode ter. A origem do O-ring é motivo de controvérsia. Embora a primeira patente tenha sido atribuída ao sueco JO Lundberg, no final do século XIX, em 1937, o maquinista dinamarquês Niels Christensen patenteou o invenção nos Estados Unidos como um componente de colocação para freios hidráulicos, que ele desenvolveu para títulos daquela época.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo dos Estados Unidos considerou o Oring de borracha como uma tecnologia crítica de colocação mecânica e confiscou a patente, concedendo direitos de fabricação a várias organizações.

Mas, afinal, o que é um anel Oring?

O anel O-ring é um dos componentes mecânicos de precisão mais simples já desenvolvidos, embora seja também um dos mais críticos. É essencialmente um anel de polímero elástico em forma de letra ‘O’, que proporciona uma mecânica eficaz para conter líquidos ou gases. Normalmente, ele se encaixa em uma húmida, comprimido entre um escudo e um cilindro, mas também é usado para selar juntas circulares estáticas ou imóveis entre componentes metálicos. A característica definida dos anéis O-ring modernos é o material do qual são feitos: borracha.

 

Leia também

– O que acontece se o filtro de óleo romper?

– Dicas para você economizar combustível

– Como dirigir em segurança sob chuvas fortes

Borracha Sintética

Inicialmente, os O-rings eram fabricados com borracha vulcanizada, mas com avanços tecnológicos, passaram a ser produzidos com borrachas sintéticas de alto desempenho, que oferecem propriedades mais metálicas e reforçadas. Esse avanço possibilitou sua ampla utilização em diversos setores, incluindo a automobilística e aeroespacial, entre outros.

Entretanto, como qualquer material de borracha, eles têm um prazo de validade. Isso não significa que o componente se torne inoperante após a expiração, mas pode não manter as mesmas características de quando era novo.
Portanto, é altamente acústico fazer a substituição preventiva dos anéis O-ring a cada 5 anos para minimizar o risco de falhas na colocação.

Quer saber mais? Siga o nosso Instagram e acompanhe diversos conteúdos sobre automobilismo.