Você já deve ter ouvido falar do sistema de suspensão, correto? Mas pode ser que você não conheça um dos principais componentes desse sistema: o pivô de suspensão. Continue conosco, pois vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre essa peça!
O que é o pivô de suspensão?
Alguns conhecem como articulação ou pino esférico. Conseguinte, O nome Pivô é mais rotineiro. O componente é feito em metal e borracha, sendo responsável por ligar a carroceria, ou chassi, do carro a outros componentes, como: telescópio e manga de eixos. Além disso, dependendo do modelo do veículo, a forma de fixação pode alterar, sendo feita por rebites, parafusos ou prensado na bandeja de suspensão.
Atenção! Caso haja a quebra do pivô de suspensão, a conexão do sistema de direção com as rodas será totalmente perdida, podendo ocasionar graves acidentes. Pois, o pivô também permite o movimento angular das rodas.
Como o pivô funciona?
O pivô funciona de forma simples, sendo uma das pontas conectada à parte rígida do veículo e a outra ponta ligada às peças móveis. Conseguinte, no momento em que as rodas descem, sobem ou viram, o pivô faz com que o movimento seja feito sem forçar os componentes do veículo, graças a uma esfera e buchas de borracha que fazem parte do pivô.
Atenção! O pivô de suspensão passa por muitos impactos por contas das irregularidades do asfalto. Sendo assim, não deixe de fazer as manutenções devidas, pois o pivô pode sofrer sérios impactos dependendo do ângulo das rodas.
Quando devo trocar o pivô?
Como já foi dito, o pivô de suspensão é de grande importância para evitar acidentes. Com isso, devemos ficar atentos a possíveis sinais de desgaste, como: folgas na direção, barulho agudos nas curvas, desníveis e batidas mais secas no momento do impacto. Portanto, sempre que for fazer uma manutenção no veículo, busque uma manutenção para o pivô. Se for indicada a troca, faça-a para manter a segurança do motorista, passageiros e do próprio veículo. Além disso, se houver desgaste no pivô, o mesmo pode afetar outros componentes do carro.
O que avaliar em conjunto com o pivô?
O pivô com problemas pode afetar alguns componentes, como dito acima. Por isso, é importante avaliar outras partes do veículo, para saber:
- Como estão os terminais da direção e do axial;
- Se as braçadeiras estão soltas e/ou danificadas;
- As condições da bandeja e da manga de eixo;
- Se as coifas estão rasgadas.
Sendo assim, sempre analise todas as opções para prevenir falhas e possíveis acidentes.
Ficou alguma dúvida? Entre em contato com os nossos especialistas.
Aqui na Superfreios você encontra a mais completa linha de peças para o seu veículo.