Também conhecido como braço de controle, ele é um componente do sistema de suspensão do veículo. Nessa peça existem buchas que podem se desgastar com o passar do tempo, fazendo com que seja necessária a troca. Porém, serão perceptíveis os sintomas de reparos para serem realizados. Hoje vamos explicar para vocês o que é e como funciona o braço oscilante.

Braço oscilante

O conjunto do braço de controle tem formato triangular, com duas buchas em cada extremidade e na junta homocinética. Isso permite que o carro suba e desça livremente. Além disso, normalmente, os carros têm dois a quatro braços de controle, dependendo dos amortecedores que compõem o sistema de suspensão do veículo.

Ademais, alguns veículos possuem braço oscilante superior e inferior, embora os especialistas em automóveis digam que a maioria dos carros hoje só vem com os inferiores devido à forma como o conjunto do suporte é projetado.

Observação: os carros que possuem braços de controle superiores e inferiores são chamados de suspensão triangular dupla, pois os braços trabalham paralelos entre si.

Qual a função do braço oscilante?

Dentro do sistema de suspensão, o braço oscilante exerce uma função muito importante: permitir que os pneus do carro subam e desçam de forma suave, independente e com estabilidade. Ou seja, sem eles você sentiria todos os impactos das lombadas, buracos e irregularidades que seu carro passa na estrada. Sendo assim, onde a função da suspensão é segurar todo o sistema do carro, o braço oscilante somente absorve a estrada.

Como ele faz isso? É simples. No momento que o veículo atinge uma colisão, ou impacto, o braço oscilante comprime o peso e desce sobre ele, mantendo a parte inferior do pneu no lugar.

Braço oscilante 2

Como saber se o braço oscilante está com defeito?

O braço oscilante, assim como qualquer componente do carro, se desgasta com o tempo. Sendo assim, é importante saber alguns sinais que a peça demonstra quando precisa ser verificada:

  • Desgaste irregular nos pneus;
  • Volante vibrando;
  • Barulho de batida ao dirigir sobre lombadas;

Além disso, os braços oscilantes podem dobrar ou quebrar ao passar por grandes buracos ou irregularidades do asfalto, e as buchas podem se desgastar sozinhas com o tempo também.

Qual o custo para substituir o braço oscilante?

O braço oscilante em si pode até custar barato, porém, nem sempre se troca somente ele. Ou seja, dependendo do nível de dano e desgaste nesse conjunto, será necessário trocar as buchas, as escovas e as juntas homocinética.

Sendo assim, fique sempre de olho na manutenção dos componentes do seu veículo para não ter custos extras!

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com os nossos especialistas.

Aqui na Superfreios você encontra a mais completa linha de peças para o seu veículo.