O filtro de ar fica logo na entrada de ar do motor do seu carro.
Procure um profissional confiável para realizar a troca do seu filtro.

O filtro de ar é um componente vital para aumentar a vida útil do motor do seu carro. Ele é responsável por absorver e armazenar as impurezas do ar antes que elas entrem em contato com o motor. Por isso, é fundamental que você saiba se está na hora de trocar o seu filtro de ar.

Como o filtro de ar funciona?

O ar aspirado contém uma enorme quantidade de micro poluentes, como areia, pó, partículas de pneu, fuligem… O filtro de ar impede que essas sujeiras cheguem até o motor e causem danos ao seu carro.

O filtro possui um vedante de espuma que encaixa perfeitamente na entrada de ar e isso faz com que nenhum ar entre no motor, sem antes passar por ele. O papel que fica na parte sanfonada do filtro, garante que todas as sujidades fiquem presas ali, sem chegar na câmara de combustão.

Como saber se está na hora de trocar seu filtro de ar?

O primeiro passo é checar a recomendação do fabricante em relação ao período de troca, que normalmente é em torno de 10 mil quilômetros rodados. Mas fique atento! Esse número é uma estimativa, que pode variar de acordo com as condições que o seu veículo é utilizado. Se você costuma dirigir em locais com muita poeira, terra, ou qualquer tipo de sujeira mais densa, provavelmente o desgaste irá acontecer mais cedo.

Uma dica importante é ficar de olho no aspecto visual do seu filtro. Quando estiver com uma rodagem alta, abra o capô do seu veículo e confira, pois se ele estiver com uma aparência muito suja, escura e com um acúmulo de partículas, provavelmente está na hora de substituí-lo.

Um filtro de ar sujo, além de comprometer a saúde do carro, influencia no aumento do consumo de combustível. Então se ainda assim você estiver em dúvida, leve em um profissional de confiança para realizar a troca no tempo correto!

Posso lavar o meu filtro por conta própria?

Não! Isso é um erro bastante comum. Muitas pessoas, ao perceberem que o filtro está sujo, retiram do veículo e lavam por conta própria, utilizando água, sabão, pano e afins. Mas cuidado, isso é extremamente perigoso, pois você pode danificar a estrutura e eficiência da peça, piorando ainda mais o funcionamento dela e comprometendo a saúde do seu motor.

Lembre-se, a melhor ação é sempre buscar um profissional qualificado para realizar a troca da sua peça. E é claro, busque sempre comprar peças originais e de qualidade, pois só assim você garante o melhor desempenho e saúde do seu carro!