O Turbo no carro tem por função queimar o combustível de forma mais eficiente para alcançar maior explosão, para obter maior torque e potencia, aproveitando melhor os gases do escapamento. Com o avanço da tecnologia, as empresas têm buscado novos tipos de turbo, sendo criado o turbo elétrico, sendo pensado para aumentar a performance e no cuidado com o meio ambiente.
Como funciona o e-turbo?
Ele vem com a promessa de aumentar o desempenho e reduzir os gastos, além de recuperar a energia dissipada pelos gases do escape.
O e-turbo nada mais é do que a adoção de um motor elétrico de altíssima rotação no coletor de admissão, junto ou à parte do turbo convencional, para fornecer ao motor à combustão mais oxigênio para queimar o combustível líquido, seja ele a gasolina, o etanol ou o diesel.
A ideia é que o mesmo seja alimentado por eletricidade e comece a funcionar no instante que o pedal do acelerador é acionado, para encher rapidamente o coletor de admissão. O turbo convencional necessita de gases de escape para funcionar. Assim, com o veículo parado ou em baixa rotação, o volume de ar é insuficiente para o sistema alacançar o seu 100% de rendimento. Este é o chamado turbo-leg.
Leia também
– Como cuidar da direção elétrica do seu carro
– Como funciona a transmissão dos carros?
Além de ajudar no ganho da potencia, ele também pode servir na recuperação de energia, tendo em vista que o movimento da hélice vai gerar uma força-motriz, que pode ser utilizada para regenerar a bateria, bastando apenas inverter a polaridade, chegando ao ponto de poder diminuir o tamanho das baterias.