Você já sabe como funciona o amortecedor do seu carro? Ele é fundamental para o sistema de suspensão e para o bom funcionamento do seu veículo. Confira aqui tudo sobre esse componente e saiba como identificar possíveis problemas.

O amortecedor é um componente fundamental para o sistema de suspensão
O amortecedor é um componente fundamental para o sistema de suspensão

O que é o amortecedor?

O amortecedor é um componente que faz parte do sistema de suspensão do veículo. Ele serve para absorver e reduzir as vibrações causadas pelas imperfeições e relevos das vias. Portanto, imagine como seria extremamente desconfortável – além de danoso para o veículo – passar por desníveis, lombadas e buracos sem ele.

Como funciona o amortecedor?

O amortecedor trabalha dissipando energia do movimento das molas, reduzindo as suas oscilações e, consequentemente, as oscilações do veículo como um todo. Por isso, é fundamental manter o bom funcionamento dele, já que um amortecedor defeituoso pode comprometer outras peças do veículo.

Ele funciona a partir da dissipação de energia de um fluido ao passar por um canal estreito, transformando a energia do movimento em calor.

Componentes do kit de amortecedor

O kit de amortecedor possui componentes que podem ser trocados juntos ou antes do amortecedor. São eles:

  • Coifa: é uma capa de borracha que envolve a haste da suspensão. Sua função é proteger contra poeira, vazamentos e sujeira no geral.
  • Coxim: é uma peça de metal revestida de borracha. Sua função é fixar o amortecedor e reduzir a vibração naquela região.
  • Batente: dá suporte para a mola do amortecedor, pois reduz a batida e impacto vindos da trepidação do carro.
Kit de amortecedor e seus componentes
Kit de amortecedor e seus componentes

Identifique problemas no amortecedor:

Para manter um bom funcionamento do veículo, é fundamental que haja atenção por parte do proprietário. Com o amortecedor não é diferente, pois existem sinais perceptíveis que apontam o mau funcionamento. Sendo assim, fique ligado nas dicas que daremos e veja se no seu caso há necessidade de manutenção:

-Confira se o óleo está vazando

De tempos em tempos, confira se há óleo na parte externa do amortecedor, pois pode estar havendo um vazamento. Se isso ocorrer, o amortecedor pode perder óleo hidráulico e parar de dissipar energia.

-Analise o balanço do carro

O balanço do carro está ligado ao amortecedor e à mola. Sendo assim, se perceber que o balanço está exagerado, verifique se o amortecedor está absorvendo o impacto que vem pela mola.

Em caso de falta de revisão, esse problema pode afetar outros componentes do carro e comprometer a sua segurança.

Depois de quanto tempo preciso trocar os amortecedores?

Definir a vida útil dos amortecedores é difícil – alguns profissionais recomendam a troca de todo o sistema a cada 40 mil quilômetros. Mas isso não é uma regra, pois varia muito de acordo com a condução e com os locais que o carro costuma circular.

Sendo assim, é recomendada uma revisão desse sistema a cada 10 mil quilômetros rodados do veículo, com o intuito de identificar possíveis avarias e mau funcionamento.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com os nossos especialistas e siga as nossas redes sociais.

Aqui na Superfreios você encontra a mais completa linha de peças para o seu veículo.