Você sabia que as mulheres tem um papel de protagonista na história dos veículos? Sempre com sua criatividade e competência para atuar no setor, várias invenções que utilizamos hoje em dia foram realizadas por elas. Coisas que vão desde a parte mecânica do carro, até alguns grandes feitos sob rodas, marcam a importância das mulheres no meio automobilístico.
Sendo assim, para comemorarmos esse dia tão importante, que é o Dia Internacional da Mulher, trouxemos à memória grandes feitos e criações realizadas por elas.
Invenções realizadas por mulheres no meio automobilístico
Nem todo mundo sabe, mas muitas peças e acessórios que são rotineiros nos veículos atuais, vieram das mentes de mulheres que revolucionaram o meio automobilístico. Por isso, destacamos alguns:
Limpador de para-brisa
Criado por Mary Anderson, em 1902, o limpador de para-brisas se iniciou com um “braço mecânico”, que era movido por uma manivela presa na janela utilizando uma borracha para servir de rodo. A ideia veio durante uma viagem de Mary, depois de precisar parar várias vezes por conta da chuva para realizar a limpeza do vidro.
Mesmo que sua invenção não tenha ficado famosa na época, 14 anos depois o equipamento tornou-se obrigatório nos veículos nos Estados Unidos.
Aquecedor
No século XIX, uma mulher criou o primeiro aquecedor de ar para automóveis. Margaret A. Wilcox foi a desenvolvedora e criadora do sistema, que gerou maior conforto para os motoristas que moravam em regiões mais frias. O aparelho pegava o ar quente do motor e o aproveitava, levando para a parte mais baixa do carro. Com isso, eram esquentados os pés dos motoristas e, depois de um tempo, o carro todo.
Vale ressaltar que Margaret A. Wilcox foi uma das primeiras mulheres a se tornar engenheira mecânica.
Luz de freio e setas
Imagina como seriam os carros e o trânsito sem as setas e luzes de freio que temos hoje em dia… Florence Lawrence, atriz canadense, revolucionou o meio automobilístico com as suas invenções!
Antes de suas criações, os motoristas precisavam colocar os braços para fora do carro indicando para onde iriam. Além disso, nada indicava que o freio estava sendo acionado. A amante de carros Florence Lawrence, com apenas duas bandeirinhas, até então ativadas por um sistema elétrico, mudou todo o cenário na época.
Com base no lado que o motorista iria direcionar o seu carro, as bandeirinhas eram levantadas para a direita ou esquerda, ajudando na tomada de decisão do veículo que estava atrás.
Além disso, Florence também criou o que conhecemos como “luzes de freio”. Uma vez que você ativasse o pedal do freio, uma placa com o escrito “Stop”, que significa “Pare” em português, era levantada.
Vidro sem reflexo
A americana Katharine Burr Blodgett, primeira mulher a ter um Ph.D em física pela Universidade de Cambridge, foi a criadora do vidro sem reflexo. Além de a visibilidade no momento de dirigir, contribuiu para a evolução de vários equipamentos que utilizamos até hoje. A criação consiste na utilização de um vidro fino e praticamente sem distorções e reflexos.
Outros grandes feitos
Não só de invenções é feita a história feminina no mundo do automóvel. Além das várias melhorias que elas proporcionaram, alguns grandes feitos também marcaram época e consolidaram ainda mais a importância das mulheres no meio automobilístico.
Primeira viagem longa
Bertha Benz foi a primeira pessoa do mundo a realizar uma longa viagem de carro. Bertha percorreu uma distância de 106 quilômetros.Um feito inédito considerando que tal distância só havia sido percorrida por veículos a vapor até então.
E se você pensou “esse nome me lembra uma marca”… Sim! Bertha Benz era esposa do fundador da marca Mercedes-Benz, Karl Benz.
Bicampeonato inédito Top Fuel
Shirley Muldowney conquistou duas vezes o título Top Fuel na categoria drag race e, por isso, marcou seu nome na história das competições de carro como a primeira pessoa a conseguir o feito.
Atravessando os Estados Unidos
Alice Ramsey realizou a primeira viagem de carro de uma ponta a outra dos Estados Unidos. O trajeto percorrido foi de 6115 quilômetros, com duração de 41 dias e com a necessidade de 11 pneus diferentes. Por isso, tem seu nome gravado no Hall da Fama Automotivo.
A presença feminina é marcante em todos os segmentos, e no meio automobilístico não seria diferente.
A Superfreios deseja um FELIZ DIA DA MULHER para todas as mulheres desse mundo!